Auriance Auriance
Você já registrou seu domínio? Confira já:

Software open-source desenvolvido para plataformas Unix

Você que acostumou com programas para MS Windows não vai ter problemas para se acostumar com os programas desenvolvidos para plataformas Unix (incluindo Gentoo Linux™ e FreeBSD). Vários programas são cross-platform (desenvolvidos para Windows, Linux e FreeBSD).

Outros programas que não foram desenvolvidos para Linux (MS Office, Internet Explorer, Quicken, Money, Outlook) podem ser usados com Linux com o uso de um plugin (WINE).

Para o restante do software que não foi desenvolvido para Linux, a comunidade open-source FSF e GNU oferece programas equivalentes em uso, com estabilidade melhor e sem custo nenhum. Abaixo, uma tabela comparativa do software usado em Windows e o equivalente para Linux e FreeBSD.

Uso Microsoft Windows Unix, Linux & FreeBSD
Navegador para Internet Internet Explorer, Opera, Mozilla, Firefox, Netscape Firefox, Opera, Mozilla, Netscape, Galeon, Konqueror, Internet Explorer
Leitor de E-mails Outlook, Outlook Express, Opera, Mozilla, Thunderbird, Netscape Novell Evolution, Opera, Mozilla, Thunderbird, Netscape, Outlook, Outlook Express
Suíte de programas para escritório MS Office XP (Word, Excel, Access, PowerPoint, Publisher, Outlook), OpenOffice.org, Sun StarOffice OpenOffice.org, Sun StarOffice, MS Office XP (Word, Excel, Access, PowerPoint, Publisher, Outlook)
Processamento de texto Bloco de notas, WordPad Emacs, Nano, VIM, Kate
Leitor de Notícias Mozilla, Thunderbird, Outlook Express PAN, Mozilla, Thunderbird, Outlook Express
Mensagens instantâneas Trillian, MSN Messenger, ICQ, Yahoo!, Jabber, MIRC GAIM, Jabber
Editoração de Imagem Photoshop GIMP
Editoração HTML Dreamweaver Nvu
Leitor Multimídia Windows Media Player, RealOne Player, WinAMP XMMS, RealOne Player, Windows Media Player
Cliente FTP WS_FTP gFTP
Antivírus Norton Antivirus, Kaspersky AVP, Mc Afee Antivirus (não precisa)
ClamAV (para vírus Win32 do sistema Windows, no caso de um servidor)
Firewall ZoneAlarm (já vem no sistema)
Compressão de arquivos PowerArchiver, WinZIP, WinRAR Gzip, Bzip2, Compress
Gravação de CD Ahead Nero, Roxio Easy CD Creator CDRecord, Ahead Nero
Publicação Adobe InDesign, MS Publisher Latex

Vários programas desenvolvidos unicamente para ambiente MS Windows podem rodar em outros sistemas por intermédio do plugin WINE. No entanto, não é recomendado, pois o motivo do Linux ser usado é ter um sistema ágil, estável e seguro. É sempre melhor ler os e-mails com o Novell Evolution do que usando o MS Outlook Express com WINE.

Nem todo o software para Linux e FreeBSD é OpenSource (RealOne Player, Acrobat Reader, ou Opera, por exemplo, são produtos comerciais sem custo, mas com outras restrições).

O software livre, com código aberto é melhor que as soluções comerciais no geral. Ele é desenvolvido por programadores voluntários do mundo inteiro. O código sendo aberto, é analisado intensivamente por milhares de programadores e assim torna-se a cada dia melhor, mais seguro, e mais otimizado. É usado por milhões de empresas no mundo inteiro em ambientes de produção.

Este site tem código XHTML 1.0 válidoEste site tem código CSS 1.0 válido
segurança na internet
Saiba por que a segurança na Internet nunca foi tão ameaçada quanto hoje em dia, e os riscos que as empresas correm. Descubra os elos entre crime organizado, vírus, spam e máquinas infectadas. Clique aqui.
fale conosco
Curitiba - (41) 352-3555
Comentários & Sugestões
planos em destaque
 • Auriance Challenger 1.000 MB
 • Auriance Master 2.500 MB
 • Auriance Premium 5.000 MB
 • Auriance Corporate 10.000 MB
 • Auriance Enterprise 20.000 MB
links de interesse
Slashdot
OSNews
Ecommerce Times
IT Manager's Journal

Opera